domingo, 13 de maio de 2012

Segundo Cambi (1999), com Vygotski (1999) “a aprendizagem vem assumir um papel mais central no desenvolvimento cognitivo da criança (p. 612), já para Fornaca “com Vygotski abrian-se a pedagogia e a didática horizontes definitivamente novos” (Cambi, 1999, p. 612 ). Cambi, F. (1999). A pedagogia cognitiva: primado da instrução e tecnologias educativas. História da pedagogia.São Paulo: UNESP.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Referência utilizada para wiki


Referência

Daniels, H. (2002). Introdução - A psicologia no mundo social. (pp. 1-30). In Daniels, H. (org.). Uma introdução a Vygotsky. São Paulo: Loyola.


Essa referência usada na elaboração da Wiki, contem parte de biografia de Vygotsky. E além de mostrar Vygotsky e seus pensamentos sob a ótica de fontes diversas traz a repercução de suas obras durante vários momentos da historia. Daí a importância desta referência na elaboração da wiki.


Marta de Jesus Farias Silva

Exemplo de citação direta, de acordo com norma da APA

Exemplo 1:

De acordo com Rego (1994, p. 55) "o quarto postulado diz respeito à característica mediação presente em toda ativididade humana. São os instrumentos técnicos e os sistemas de signos, construídos historicamente, que fazem a mediação dos seres humanos entre si e deles com o mundo."

Exemplo 2:

Como afirmam Gauthir e Tardif (2010, p. 450) " a perspectiva histórico-social de Vygotsky se inscreve na linhagem das posições de spinoza, de Hegel, assim como de Marx e Engels."



Daniel Monteiro Oliveira

Referência utilizada para a Wiki

Referência

Rego, T. C. (1994). Vygotsky - uma perspectiva histórico-cultural da educação (21ª ed.). Petrópolis, RJ: Vozes.

Essa referência, que foi utilizada para a elaborãção do texto da Wiki sobre Vygotsky, traz um bom resumo das principais idéias desse pensador e sua aplicação no campo da educação. Tem uma leitura bastante acessível, mostrando bem a fundamentação filosófica e cultural de Vygotsky. Portanto, foi utilizado como um dos textos bases na elaboração dessa Wiki.

Daniel Monteiro Oliveira

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Vigotsky (1896-1934)

 Vygotsky foi um pensador que contribuiu largamente para a compreensão do ser humano, concebendo-o dentro das relações sociais e culturais. Sua abordagem é caracterizada como histórico cultural. Pensador russo do início do Século XX, influenciado pelo caráter revolucionário de sua época, teve um percurso acadêmico marcado pela interdisciplinaridade, transitando por diversas áreas, literatura, artes, linguística, antropologia e filosofia. Vygostky começou seu percurso aos 21 anos, após a Revolução Russa de 1917.O psicólogo bielo-russo teve suas obras descobertas apenas após seu falecimento. Vygotsky faleceu de tuberculose em 1934, aos 38 anos.